IFSP.BRU
O funcionamento do Campus Bauru do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP foi autorizado pela Portaria n° 906, de 22 de novembro de 2022, na Expansão 2022/2023 com a tipologia IF Campus - 40/26 (Portaria MEC n° 713/2021). As atividades estão sendo iniciadas em prédio provisório locado pela Prefeitura Municipal de Bauru situado à Rua Severino Lins, 7-10 - Vila Aviação, posteriormente será construída a sede definitiva em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Bauru.
Atualmente o Campus Bauru do IFSP encontra-se em implantação, foram realizadas as audiências públicas, visitas e reuniões com o poder público local, as entidades e instituições públicas e privadas representativas da sociedade civil, organizações não-governamentais.
Definição dos Eixos-Tecnológicos e cursos
Para a definição dos Eixos-Tecnológicos e cursos ofertados pelo Campus Bauru do IFSP foi seguida a Resolução IFSP n° 92, de 16 de junho de 2023, que aprova o Regulamento que normatiza o funcionamento das Audiências Públicas do Instituto Federal de São Paulo - IFSP que prevê:
Foram definidos os Eixos Tecnológicos Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação, e Controle de Processos Industriais para o Campus Bauru.
Os cursos definidos foram:
Técnico (inicialmente na modalidade concomitante/subsequente e posteriormente como integrado ao Ensino Médio):
1) Técnico em Controle Ambiental
2) Técnico em Informática
3) Técnico em Eletrotécnica
Superiores:
1) Licenciatura em Ciências Biológicas
2) Engenharia de Computação
Especializações (pós-graduação lato sensu):
1) Especialização em Multimeios Didáticos
2) Especialização em Informática na Educação
Oferta de cursos de curta duração
Para o início das atividades no município de Bauru e realização das tratativas, as atividades se iniciarão com a oferta de cursos de curta duração, também chamados de Cursos de Extensão ou de Formação Inicial e Continuada (FIC). Tal oferta auxiliará no entendimento das demandas por qualificação profissional no município e região, aproximação com os arranjos produtivos locais e reconhecimento pela sociedade.
Posteriormente serão produzidos os Planos Pedagógicos de Cursos a serem ofertados e a organização do início da oferta de cursos técnicos nas modalidades (concomitante/subsequente e/ou integrado ao ensino médio), cursos superiores e cursos de pós-graduação.