Campus São José do Rio Preto

IFSP.SJP

  • Rua Dr. Eduardo Nielsem, 420 - CEP 15030-070 - Jardim Congonhas - São José do Rio Preto/SP,
  • (17) 3203-4550
  • https://sjp.ifsp.edu.br/
  • Portaria nº 1.244, de 28 de setembro de 2017

Sobre o Campus São José do Rio Preto


O Campus São José do Rio Preto é o 37º câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A nova instalação do IFSP possui 13 salas de aula, 14 laboratórios, ginásio poliesportivo, auditório, biblioteca, refeitório e um bloco de salas para as atividades administrativas. Atualmente, as salas da unidade estão sendo equipadas com mobiliários adquiridos e doados, havendo necessidade de outras aquisições para proceder ao atendimento presencial. 

O processo de criação do Campus São José do Rio Preto do Instituto Federal de São Paulo foi iniciado em 2017 por meio da articulação política entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Educação. Em 20 de abril de 2017, durante o evento FNDE em Ação, realizado no Teatro Paulo Moura em São José do Rio Preto, o então ministro da educação, Mendonça Filho, anunciou o início das ações para implantação do câmpus do IFSP na cidade. Ao longo do ano de 2017 foram realizadas tratativas entre a Prefeitura Municipal e o IFSP para definir o local, sendo que a utilização do antigo prédio do CEFAM foi consensual. Dessa forma, em agosto de 2017 foi protocolado o projeto de lei de cessão do prédio do CEFAM ao IFSP junto à Câmara de Vereadores pelo prefeito Edinho Araújo. A cessão do prédio foi aprovada pelos vereadores e autorizada pela Lei Municipal n.º 12.808, de 30 de agosto de 2017. No dia 28 de setembro de 2017 foi publicada a Portaria n.º 1.244 (BRASIL, 2017), que formalmente autoriza o funcionamento do Câmpus São José do Rio Preto. 

Após deliberação positiva da Câmara dos Vereadores foram iniciadas as tratativas para definição das condições e obrigações do município e do IFSP para a viabilização da cessão do imóvel e início das atividades. O termo de cessão do prédio foi assinado em 09 de março de 2018, no qual prevê que o município irá subsidiar durante quatro anos de implantação do câmpus, os custos de limpeza, vigilância, telefone, água e energia elétrica.

Ao longo do ano de 2018 foram realizadas quatro audiências públicas com a comunidade e autoridades de São José do Rio Preto e região para a definição do primeiro eixo tecnológico de atuação e primeiros cursos a serem ofertados. Ao final do processo foi definida a oferta de cursos do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design. 

Para o efetivo início das atividades fez-se necessária a realização de reformas no prédio e, para isso, foi lançado o processo licitatório de reforma e estruturação do câmpus no valor aproximado de R$ 10 milhões. A obra foi iniciada em novembro de 2018 e finalizada em agosto de 2020; a entrega provisória do prédio ocorreu em 09 de maio de 2020 e, em 15 de junho do mesmo ano, o recebimento definitivo, mesmo com a obra em andamento. 

O início das atividades do câmpus em 2020 não foi possível devido ao agravamento da pandemia de COVID-19 e suas implicações, em especial a Lei Complementar n.º 173/2020 (BRASIL, 2020). Entretanto, com a eleição do Professor Silmário Batista dos Santos como Reitor do IFSP, nomeado pelo Decreto de 05 de abril de 2021 (BRASIL, 2021), foi constituída a equipe de implantação do Câmpus São José do Rio Preto a partir do dia 13 de abril de 2021, com os servidores Marcos Amorielle Furini (Diretor-geral), Alexandre Aldo Neves (Diretor-adjunto Educacional) e Camila de Carvalho Ferreira (Diretora-adjunta Administrativa).  Posteriormente foram nomeados os primeiros servidores docentes e técnico-administrativos do câmpus. 

Ao longo dos meses de abril e maio de 2021 a equipe de gestores de implantação realizou diversas reuniões com entidades, secretarias, instituições de Educação e associações para apresentação das perspectivas de atuação do câmpus, com o objetivo de verificar demandas para cursos de Formação Inicial e Continuada, bem como de cursos regulares. 

Ao longo dos meses de abril e maio de 2021 a equipe de gestores de implantação realizou diversas reuniões com entidades, secretárias, instituições de ensino e associações para apresentação das perspectivas de atuação do câmpus e verificar demandas para cursos de formação inicial e continuada - FIC, bem como de cursos regulares.

Como resultado dessas reuniões, foi publicado edital de seleção para cursos FIC de diversas áreas do conhecimento em junho e, em julho e dezembro de 2021, a publicação de editais de oferta de 100 vagas em cada semestre para dois cursos técnicos do programa Profuncionário - Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar - na modalidade de Educação à Distância (EaD), com o apoio dos Câmpus Boituva e São João da Boa Vista do IFSP.

Cursos deste Câmpus